terça-feira, 12 de abril de 2016

Guiões de Trabalho


 
Verbos de comando
 


 GUIÃO DE VERBOS QUE TE AUXILIAM NA INTERPRETAÇÃO DE PERGUNTAS

 Muitas vezes o insucesso dos alunos verifica-se na interpretação incorreta das questões. Neste sentido, apresentamos-te uma lista dos verbos de comando normalmente utilizados que te podem ajudar a interpretar corretamente textos e enunciados.

ANALISAR – Examinar com atenção, criticar.

APLICAR – Empregar o conhecimento já construído, que já aprendeste noutras situações; consiste em usar informações, ideias, problemas concretos, conceitos para resolver questões.

APRESENTAR – Expor, dar a conhecer de forma resumida.

APONTAR – Dizer ou indicar o que é; referir.

ARGUMENTAR – Defender ideias, opiniões a respeito de um determinado assunto.

ASSINALAR – Marcar com um sinal (círculo, cruz...), distinguir, dar a conhecer.

ASSOCIAR / FAZER CORRESPONDER - Estabelecer uma correspondência, uma relação ou uma ligação entre duas ou mais afirmações, ideias e informações.

ATENTAR – Prestar atenção, ouvir ou observar atentamente, reparar.

AVALIAR – Dar uma opinião, através de uma reflexão, analisando os aspectos positivos e negativos.

CARACTERIZAR – Descrever as propriedades/características de objetos, textos, factos, acontecimentos, situações, fenómenos, personagens, ambientes.

CIRCUNDAR – Assinalar com um círculo.

CITAR – Referir oralmente ou transcrever, para apoio ou justificação do que se afirma; fazer referência, mencionar.

CLARIFICAR – Tornar claro, tornar mais compreensível.

CLASSIFICAR – Qualificar, distribuir em classes ou grupos, segundo um sistema ou critério de classificação; ordenar de acordo com propriedades comuns.

COMENTAR – Dar uma opinião fundamentada; explicar interpretando; falar sobre; fazer observações esclarecedoras ou críticas para facilitar a compreensão de um texto.

COMPARAR / CONFRONTAR – Examinar simultaneamente factos, textos, situações, objectos, a fim de identificar as semelhanças, as diferenças ou as relações entre elas.

COMPLETAR – Descrever ou referir o que está em falta.

COMPROVAR – Provar, apresentar elementos que comprovem a argumentação, por meio de exemplos, experiências, fórmulas, citações.

CONFIRMAR – Afirmar, por outras palavras, o que já foi dito; ratificar, corroborar.

CONSIDERAR – Examinar atentamente, apreciar, ponderar, calcular, refletir sobre, respeitar.

CONSTRUIR – Produzir, fazer, elaborar.

CONSULTAR – Observar ou ler algo, pesquisar, obter informação para ajudar à resposta.

CONTESTAR – Negar afirmações, opiniões, argumentos, colocar em dúvida, etc.

CONTRADIZER – Opor-se; dizer o contrário, provando com exemplos/argumentos.

CONTRAPOR – Pôr contra, opor, apresentar em oposição, indicando as características contrárias  de cada um dos elementos contrapostos.

CRITICAR – Fazer a análise de, examinar, apreciar, observando o que existe de bom e de mau (os aspetos positivos e os negativos).

DEDUZIR / INFERIR – Tirar conclusões, a partir de uma informação anterior.

DEFINIR – Dizer em que consiste, dar o significado exato, explicar o que é.

DELIMITAR – Indicar os limites, dizer onde começa e onde acaba.

DEMONSTRAR – Apresentar provas, confirmar a verdade de um facto, de um ponto de vista, de uma posição.

DENOMINAR / DESIGNAR – Nomear, dar o nome, dizer como se chama.

DESCREVER – Apresentar características particulares, distintivas, possibilitando uma visualização daquilo que está sendo escrito; descrever é pintar com palavras.

DETERMINAR – Indicar com exatidão, precisar, especificando características próprias; resolver operações matemáticas.

DIFERENCIAR/DISTINGUIR – Indicar as diferenças entre duas realidades, conceitos ou objetos. 

DISCUTIR – Analisar e trocar ideias sobre uma questão, um problema ou um assunto de maneira a chegar a conclusões.

DISCRIMINAR – Distinguir, diferenciar, especificar.

DISSECAR – Analisar em pormenor, minuciosamente.

DISSERTAR – Apresentar oralmente ou por escrito um trabalho. Discursar sobre determinado assunto.

DISTINGUIR – Indicar as diferenças entre duas ou mais coisas, separar coisas diferentes; diferenciar.

ELABORAR – Produzir, organizar, ordenar, formar, preparar gradualmente.

ENUMERAR – Listar factos, dados, evidências, características, argumentos, especificando um a um.

ENUNCIAR – Dizer, apresentar.

ESCLARECER – Elucidar, tornar claro e compreensível o sentido de uma afirmação, um pensamento, uma ideia, um facto.

ESPECIFICAR – Indicar um por um, individualmente; dizer de forma clara.

EXEMPLIFICAR – Apresentar exemplos que ilustrem uma situação.

EXPLICAR – Dar a conhecer com clareza factos, pontos de vista, interpretações, afirmações, argumentos, textos, fenómenos resultantes de experiências, etc., fundamentando as suas opiniões; explicar significa justificar, apresentar razões, relações de causa e consequência.

EXPLICITAR – Colocar o máximo de informação a respeito do assunto, para o tornar claro, sem margem para dúvidas.

EXPOR – Apresentar, narrar; exemplificar; mostrar.

FORMULAR – Indicar, expor ou enunciar com clareza e exatidão.

FUNDAMENTAR – Justificar, apresentar as razões; documentar.

IDENTIFICAR / INDICAR / REFERIR – Reconhecer e apontar os elementos fundamentais ou as principais características de um objeto, de situações, de acontecimentos, fenómenos, épocas, pensamentos; dizer qual é, dizer o nome, apontar.

ILUSTRAR – Explicar usando uma figura, uma fotografia, um diagrama, um gráfico ou um exemplo concreto.

INTERPRETAR – Explicar com clareza a mensagem de um texto, factos, resultados de experiências, dados de gráficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, palavras, afirmações, etc.; esclarecer; traduzir a ideia; comentar um assunto com as próprias palavras.

JUSTIFICAR / PROVAR – Explicar acontecimentos, resultados de experiências, fenómenos, opiniões, interpretações, decisões, etc.; por outras palavras, justificar é provar, fundamentar, dar razões convincentes, procurando comprovar a veracidade de um facto, de uma opinião.

LEGENDAR – Colocar dizeres (legendas) para facilitar a compreensão.

LOCALIZAR – Indicar com precisão o local; achar, encontrar; situar no espaço, no tempo ou no contexto.

MENCIONAR – Dizer, referir, nomear, citar.

NARRAR – Contar um facto, um episódio ou uma sucessão de factos reais ou imaginários, normalmente por ordem cronológica.

NOMEAR – Dar ou dizer o nome.

OBSERVAR – Olhar com atenção para descobrir.

ORDENAR – Pôr ou colocar em ordem; organizar.

OPTAR – Decidir-se por uma coisa entre duas ou mais; escolher; selecionar.

PLANIFICAR – Elaborar um plano, esboçar as fases de uma tarefa.

PARAFRASEAR – Transformar em palavras próprias as palavras do texto, sem comentários pessoais.

PROBLEMATIZAR – Tornar problemático, levantar questões.

PROVAR – Demonstrar a verdade sobre um assunto, citando factos e oferecendo razões que confirmem essa verdade.

QUESTIONAR – Discutir um assunto, contestar.

RECONTAR – Tornar a contar, contar minuciosamente.

REESCREVER – Escrever de outra forma.

REFERIR – Indicar, expor, narrar, mencionar, aludir.

REFLETIR – Pensar bem, raciocinar, tentar compreender, ponderar.

REGISTAR – Escrever, anotar.

RELACIONAR – Estabelecer uma relação ou analogia entre coisas diferentes, confrontar; comparar.

RELATAR – Contar, de forma breve, acontecimentos reais ou fictícios.

RELEVAR – Destacar, salientar; pôr em relevo.

RESOLVER – Efetuar; dar a solução.

RESUMIR / SINTETIZAR – Distinguir as ideias centrais um texto, das secundárias, obtendo, assim, a síntese/resumo que corresponde à compreensão do que foi lido.

SALIENTAR – Tornar saliente; tornar bem visível ou distinto.

SELECIONAR – Escolher, optar.

SINTETIZAR – Resumir, expressar de modo breve; condensar.

SUBLINHAR – Passar uma linha ou traço por baixo de, salientar, realçar, dar ênfase a.

SUGERIR – Insinuar, propor, fazer vir à ideia.

TRADUZIR Reproduzir uma comunicação noutra língua, mudando-se apenas a forma de comunicação e não o conteúdo, que deve manter a fidelidade ao texto original.

TRANSCREVER Copiar o que se pede tal como está no texto original. (Abrir e fechar aspas).

Sem comentários:

Enviar um comentário