Guião




 
 
 

ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ARADAS
Guião – Estrutura formal de um trabalho escrito e sua formatação


 


Estrutura formal de um trabalho escrito


 


CAPA
 
 
Deve conter:
@  Identificação da Escola
@  Disciplina à qual o trabalho se destina
@  Título
@  Identificação de quem o realizou com nome(s), ano de escolaridade, turma e número(s)
@  Ano Letivo ou data de realização do trabalho
A cor da letra deverá ser Automática (Preto)
 
Obs. Não encher a capa com muita informação
Exemplo: Em vez de escrever: “Trabalho realizado por: nome do aluno”, escrever apenas “nome do aluno”


 


ÍNDICE
 
 
 
Deve conter:
@  Índice global do trabalho, com os títulos e subtítulos e o número da página na qual aparecem
@  Índice de imagens (Índice ilustrado) e o número da página na qual aparecem
Obs. Deve aparecer a seguir ao índice global
@  Índice de tabelas e o número da página na qual aparecem
Obs. Deve aparecer a seguir ao índice de imagens
Os títulos e subtítulos deverão ter a mesma formatação (numeração, tipo de letra), podendo haver ligeiras diferenças entre a formatação dos títulos e a dos subtítulos


 


 


INTRODUÇÃO
 
 
É a apresentação sumária do trabalho.
Deve conter:
@  A identificação do tema do trabalho
@  Principais objetivos
@  Metodologia de trabalho (forma como o trabalho será desenvolvido)
@  Informação aconselhada pelo professor que solicitou o trabalho
Não pode ter expressões como:
·         Neste trabalho vou falar de…
·         Espero que goste.
 
Não utilizar ao longo do trabalho a 1.ª pessoa do singular.
Pode utilizar-se a 1.ª pessoa do plural.


 


 


 


Exemplo de Introdução (Título do trabalho: Métodos contracetivos: sua utilização):


 


 


O presente trabalho vai versar sobre os diferentes métodos contracetivos mais utilizados sobretudo pela mulher.


Existem diferentes métodos contracetivos, como os métodos de barreira, …


Este trabalho pretende abordar as diferentes vantagens e desvantagens associadas a cada método contracetivo.


 A utilização dos métodos contracetivos pressupõe uma informação detalhada dos mesmos para que a pessoa possa escolher, em consciência e de forma informada, o método que melhor se adequa à sua situação.


Para cada método será apresentada uma breve descrição do mesmo, bem como as suas vantagens e desvantagens.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


DESENVOLVIMENTO
 
 
 
Deve conter:
@  Os vários capítulos e subcapítulos organizados de acordo com o índice
@  Imagens, esquemas, tabelas e gráficos inseridos no local certo, sem esquecer as legendas
@  Referência as fontes e às citações
@  Utilização de siglas: Da primeira vez que se escrever uma sigla terá de ser explicado o seu significado. Posteriormente, já poderá escrevê-la sem o referir
 
·         As imagens devem ser de boa qualidade e elucidativas do texto, legendadas e mencionadas no texto descritivo.
Exemplo: … o Preservativo masculino (Fig.3),…
 
·         As tabelas e os gráficos devem ser de fácil leitura, numeradas e referenciadas no texto descritivo
 
·         As tabelas não são consideradas imagens (devem ser legendadas com numeração diferente das imagens)
Exemplo:
Legenda de Figura: Fig. 1
Legenda de tabela: Tabela 1
 
·         Os gráficos são considerados como imagens (devem ser legendadas com a mesma numeração das imagens
 
·         Não esquecer de recolher as fontes das imagens, tabelas, gráficos ou esquemas


 


CONCLUSÃO
 
 
 
É o encerramento do tema que foi abordado, deixando, no entanto, algumas sugestões sobre assuntos relacionados com o tema, mas que não foram abordados no trabalho, incentivando o leitor a pesquisar mais sobre o assunto.
Pode conter:
@  Conclusões do trabalho
@  Resumo do conteúdo da parte de desenvolvimento do trabalho
Não pode ter expressões como:
·         Espero que tenha gostado.
·         Gostei muito de fazer este trabalho.
 


 


 


 


Exemplo de Conclusão (Título do trabalho: Métodos contracetivos: sua utilização):


 


Este trabalho permitiu conhecer os diferentes métodos contracetivos bem como as suas vantagens e desvantagens, para se tomar uma decisão mais consciente da utilização de cada um deles.


Há métodos contracetivos que são muito eficazes na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Quando o utilizador não tem parceiro fixo deverá ter em conta esta situação.


É também de salientar que ninguém deve utilizar métodos contracetivos sem, previamente, ouvir a opinião dos profissionais de saúde, os quais aconselharão o método mais adequado tendo em conta a realidade de cada um.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


BIBLIOGRAFIA / WEBGRAFIA
 
 
 
Há vários modelos para elaborar a bibliografia/webgrafia
 
Exemplo de referência bibliográfica:
APELIDO, Primeiro nome do autor. Título em itálico. Local: Editor, Ano.
 
Exemplo: ANTUNES, Cristina; BISPO, Manuela; GUINDEIRA, Paula. Descobrir a Terra 9. Lisboa: Areal Editores, 2014.
 
Exemplo de referência de endereços eletrónicos:
APELIDO, Nome do autor/Nome do site. Título do documento em itálico. Acedido em dia/mês/ano em URL
 
Exemplo: Contraceção.pt. Anel Vaginal. Acedido em 15/04/2016 em
 
·         No caso de a bibliografia/webgrafia não ter sido recomendada pelo professor, deve consultar-se sites de entidades nacionais ou mesmo internacionais credíveis, ou que venham recomendados nos manuais
 
·         Deve limitar-se o número de fontes de forma a não haver dispersão
 
·         Apenas se devem incluir na bibliografia/webgrafia as fontes utilizadas
 
·         Na bibliografia os autores devem ser colocados por ordem alfabética


 


 


 


ANEXOS
 
 
São informações que completam ou fundamentam as afirmações ao longo do trabalho
·         Não são obrigatórios
·         Não são paginados


 


 


 


formatação do documento escrito


 


Deves ter ainda em conta a formatação do documento:


           


  • Tipo de letra:
    • Devem ser utilizados tipos de letra simples, como o Arial ou Times New Roman.
    • O tamanho da letra do corpo de texto deverá ser 12.
    • Os títulos podem ser formatados com o mesmo tipos de letra, a negrito e tamanho 14.


 


  • Alinhamento:
    • O corpo do texto deverá estar justificado.


 


  • Espaçamento entre linhas:
    • As linhas deverão ter um espaçamento de 1,5 linhas.


 


  • Avanços
    • A primeira linha dos parágrafos deverá ter um avanço, por exemplo, de 1 cm.


 


  • Cabeçalho e rodapé:
    • O cabeçalho deverá ter o nome do trabalho.
    • O rodapé deverá ter o número da página.


 


  • Paginação:
    • Todas as páginas devem estar numeradas, exceto a capa e os anexos.


 


  • Legenda:
    Todas as imagens, esquemas, gráficos e tabelas devem ser numeradas e legendadas e mencionadas no texto descritivo
    • As tabelas devem ter uma numeração distinta da numeração das imagens.
    • Os esquemas e os gráficos são considerados imagens
      Exemplo:


        • Legenda de figura: Fig. 1
        • Legenda de tabela: Tabela 1


 


 


 


Bibliografia:


LEDESMA, Fernanda; NUNES, Carlos Alberto. A pensar em tic 7º/8º Anos. ASA, 2014.

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