terça-feira, 12 de abril de 2016

Guiões de Trabalho


 
Como sublinhar e anotar um texto
 


Sublinhar e anotar é um processo de leitura ativa que desperta a atenção e facilita a compreensão do texto e permitem tirar bons apontamentos e rever matéria.

A arte de sublinhar está na capacidade de selecionar o essencial. Sublinhar tudo é tão inútil como não sublinhar nada. Aconselha-se ao leitor que sublinhe, de preferência, definições, fórmulas, esquemas, termos técnicos ou outras expressões que sejam a chave da ideia principal. Sublinhar é uma arte que ajuda a colocar em destaque as ideias mestras, as palavras-chave e os pormenores importantes.

Quais são as vantagens de sublinhar o texto?

Obriga a uma leitura mais atenta;
Destacam-se os aspectos fundamentais de um texto;

É uma forma ativa de estudar: quem sublinha lê duas vezes;

Desperta a atenção para as ideias de um texto;

Permite apreender melhor o sentido do texto;

Facilita as revisões.

Regras para sublinhar bem:

Cada um pode adotar símbolos pessoais para sublinhar e fazer anotações à margem dos textos, devendo manter-se os mesmos símbolos e respetivo significado.

 No entanto, damos-te algumas sugestões:

 a) Sublinhar apenas as ideias principais e os detalhes importantes . Não se deve sublinhar em demasia, basta sublinhar palavras-chave.

 b) Não sublinhar na primeira leitura .Ler primeiro um ou mais parágrafos. Reiniciar a leitura para sublinhar as palavras que, na primeira leitura, foram identificadas como principais.

c) Reconstituir o parágrafo a partir das palavras sublinhadas, para saber se o entendeste.

d) Sublinhar com dois traços as palavras-chave da ideia principal, e com um único traço os pormenores importantes. Devemos sublinhar tanto as ideias principais como os detalhes importantes, mas usando formas de destaque diferentes (reto e ondulado, por exemplo).

e)  Assinalar com linha vertical, à margem do texto, as passagens mais significativas.

f) Assinalar com um sinal de interrogação, à margem, as dúvidas.

g) Não abusar dos traços e das cores.

 
  Como distinguir as ideias principais das ideias secundárias?

Em qualquer parágrafo existe, usualmente, uma frase que exprime uma ideia principal;  as frases que exprimem as ideias principais caracterizam-se por conter afirmações mais gerais e amplas;  as frases que exprimem as ideias secundárias transmitem informações mais detalhadas, mais pormenorizadas;  se se retirarem as frases que exprimem as ideias principais, o texto deixa de fazer sentido;  se se retirarem as frases que exprimem as ideias secundárias, o sentido do texto não é alterado.

 É importante ter em conta a forma como sublinhas o texto. Além dos sublinhados, podes também utilizar um código e fazer notas à margem do texto, chamando assim a atenção para diversos pontos:


 
 
 
 
Erros a evitar:

  • Excesso de sublinhados (mais uma vez, sublinhar tudo é não sublinhar nada);
  • Sublinhado por impulso (assinalar a primeira frase que nos desperta a atenção pode ser um erro).

Sem comentários:

Enviar um comentário