Verbos de comando
GUIÃO
DE VERBOS QUE TE AUXILIAM NA INTERPRETAÇÃO DE PERGUNTAS
Muitas vezes o insucesso dos alunos
verifica-se na interpretação incorreta das questões. Neste sentido, apresentamos-te
uma lista dos verbos de comando normalmente utilizados que te podem ajudar a
interpretar corretamente textos e enunciados.
ANALISAR – Examinar
com atenção, criticar.
APLICAR – Empregar
o conhecimento já construído, que já aprendeste noutras situações; consiste em
usar informações, ideias, problemas concretos, conceitos para resolver
questões.
APRESENTAR –
Expor, dar a conhecer de forma resumida.
APONTAR – Dizer ou
indicar o que é; referir.
ARGUMENTAR –
Defender ideias, opiniões a respeito de um determinado assunto.
ASSINALAR –
Marcar com um sinal (círculo, cruz...), distinguir, dar a conhecer.
ASSOCIAR / FAZER CORRESPONDER - Estabelecer uma correspondência, uma relação ou uma ligação
entre duas ou mais afirmações, ideias e informações.
ATENTAR – Prestar
atenção, ouvir ou observar atentamente, reparar.
AVALIAR – Dar uma
opinião, através de uma reflexão, analisando os aspectos positivos e negativos.
CARACTERIZAR –
Descrever as propriedades/características de objetos, textos, factos,
acontecimentos, situações, fenómenos, personagens, ambientes.
CIRCUNDAR – Assinalar com um círculo.
CITAR – Referir
oralmente ou transcrever, para apoio ou justificação do que se afirma; fazer
referência, mencionar.
CLARIFICAR –
Tornar claro, tornar mais compreensível.
CLASSIFICAR –
Qualificar, distribuir em classes ou grupos, segundo um sistema ou critério de
classificação; ordenar de acordo com propriedades comuns.
COMENTAR – Dar uma
opinião fundamentada; explicar interpretando; falar sobre; fazer observações
esclarecedoras ou críticas para facilitar a compreensão de um texto.
COMPARAR / CONFRONTAR –
Examinar simultaneamente factos, textos, situações, objectos, a fim de identificar
as semelhanças, as diferenças ou as relações entre elas.
COMPLETAR –
Descrever ou referir o que está em falta.
COMPROVAR –
Provar, apresentar elementos que comprovem a argumentação, por meio de
exemplos, experiências, fórmulas, citações.
CONFIRMAR –
Afirmar, por outras palavras, o que já foi dito; ratificar, corroborar.
CONSIDERAR –
Examinar atentamente, apreciar, ponderar, calcular, refletir sobre, respeitar.
CONSTRUIR –
Produzir, fazer, elaborar.
CONSULTAR –
Observar ou ler algo, pesquisar, obter informação para ajudar à resposta.
CONTESTAR –
Negar afirmações, opiniões, argumentos, colocar em dúvida, etc.
CONTRADIZER –
Opor-se; dizer o contrário, provando com exemplos/argumentos.
CONTRAPOR –
Pôr contra, opor, apresentar em oposição, indicando as características
contrárias de cada um dos elementos
contrapostos.
CRITICAR – Fazer a
análise de, examinar, apreciar, observando o que existe de bom e de mau (os aspetos
positivos e os negativos).
DEDUZIR / INFERIR –
Tirar conclusões, a partir de uma informação anterior.
DEFINIR – Dizer em
que consiste, dar o significado exato, explicar o que é.
DELIMITAR –
Indicar os limites, dizer onde começa e onde acaba.
DEMONSTRAR –
Apresentar provas, confirmar a verdade de um facto, de um ponto de vista, de
uma posição.
DENOMINAR / DESIGNAR –
Nomear, dar o nome, dizer como se chama.
DESCREVER –
Apresentar características particulares, distintivas, possibilitando uma
visualização daquilo que está sendo escrito; descrever é pintar com palavras.
DETERMINAR –
Indicar com exatidão, precisar, especificando características próprias;
resolver operações matemáticas.
DIFERENCIAR/DISTINGUIR –
Indicar as diferenças entre duas realidades, conceitos ou objetos.
DISCUTIR – Analisar
e trocar ideias sobre uma questão, um problema ou um assunto de maneira a
chegar a conclusões.
DISCRIMINAR –
Distinguir, diferenciar, especificar.
DISSECAR – Analisar
em pormenor, minuciosamente.
DISSERTAR –
Apresentar oralmente ou por escrito um trabalho. Discursar sobre determinado
assunto.
DISTINGUIR –
Indicar as diferenças entre duas ou mais coisas, separar coisas diferentes;
diferenciar.
ELABORAR –
Produzir, organizar, ordenar, formar, preparar gradualmente.
ENUMERAR – Listar
factos, dados, evidências, características, argumentos, especificando um a um.
ENUNCIAR – Dizer,
apresentar.
ESCLARECER –
Elucidar, tornar claro e compreensível o sentido de uma afirmação, um
pensamento, uma ideia, um facto.
ESPECIFICAR –
Indicar um por um, individualmente; dizer de forma clara.
EXEMPLIFICAR –
Apresentar exemplos que ilustrem uma situação.
EXPLICAR – Dar a
conhecer com clareza factos, pontos de vista, interpretações, afirmações,
argumentos, textos, fenómenos resultantes de experiências, etc., fundamentando
as suas opiniões; explicar significa justificar, apresentar razões, relações de
causa e consequência.
EXPLICITAR –
Colocar o máximo de informação a respeito do assunto, para o tornar claro, sem
margem para dúvidas.
EXPOR –
Apresentar, narrar; exemplificar; mostrar.
FORMULAR – Indicar,
expor ou enunciar com clareza e exatidão.
FUNDAMENTAR –
Justificar, apresentar as razões; documentar.
IDENTIFICAR / INDICAR / REFERIR – Reconhecer e apontar os elementos fundamentais ou as
principais características de um objeto, de situações, de acontecimentos, fenómenos,
épocas, pensamentos; dizer qual é, dizer o nome, apontar.
ILUSTRAR – Explicar
usando uma figura, uma fotografia, um diagrama, um gráfico ou um exemplo
concreto.
INTERPRETAR –
Explicar com clareza a mensagem de um texto, factos, resultados de
experiências, dados de gráficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, palavras,
afirmações, etc.; esclarecer; traduzir a ideia; comentar um assunto com as
próprias palavras.
JUSTIFICAR / PROVAR –
Explicar acontecimentos, resultados de experiências, fenómenos, opiniões,
interpretações, decisões, etc.; por outras palavras, justificar é provar,
fundamentar, dar razões convincentes, procurando comprovar a veracidade de um
facto, de uma opinião.
LEGENDAR – Colocar
dizeres (legendas) para facilitar a compreensão.
LOCALIZAR –
Indicar com precisão o local; achar, encontrar; situar no espaço, no tempo ou
no contexto.
MENCIONAR –
Dizer, referir, nomear, citar.
NARRAR – Contar
um facto, um episódio ou uma sucessão de factos reais ou imaginários,
normalmente por ordem cronológica.
NOMEAR – Dar ou
dizer o nome.
OBSERVAR – Olhar
com atenção para descobrir.
ORDENAR – Pôr ou
colocar em ordem; organizar.
OPTAR –
Decidir-se por uma coisa entre duas ou mais; escolher; selecionar.
PLANIFICAR –
Elaborar um plano, esboçar as fases de uma tarefa.
PARAFRASEAR –
Transformar em palavras próprias as palavras do texto, sem comentários
pessoais.
PROBLEMATIZAR –
Tornar problemático, levantar questões.
PROVAR –
Demonstrar a verdade sobre um assunto, citando factos e oferecendo razões que
confirmem essa verdade.
QUESTIONAR –
Discutir um assunto, contestar.
RECONTAR – Tornar a
contar, contar minuciosamente.
REESCREVER –
Escrever de outra forma.
REFERIR – Indicar,
expor, narrar, mencionar, aludir.
REFLETIR – Pensar
bem, raciocinar, tentar compreender, ponderar.
REGISTAR –
Escrever, anotar.
RELACIONAR –
Estabelecer uma relação ou analogia entre coisas diferentes, confrontar;
comparar.
RELATAR – Contar,
de forma breve, acontecimentos reais ou fictícios.
RELEVAR –
Destacar, salientar; pôr em relevo.
RESOLVER – Efetuar;
dar a solução.
RESUMIR / SINTETIZAR –
Distinguir as ideias centrais um texto, das secundárias, obtendo, assim, a
síntese/resumo que corresponde à compreensão do que foi lido.
SALIENTAR –
Tornar saliente; tornar bem visível ou distinto.
SELECIONAR –
Escolher, optar.
SINTETIZAR –
Resumir, expressar de modo breve; condensar.
SUBLINHAR –
Passar uma linha ou traço por baixo de, salientar, realçar, dar ênfase a.
SUGERIR –
Insinuar, propor, fazer vir à ideia.
TRADUZIR – Reproduzir
uma comunicação noutra língua, mudando-se apenas a forma de comunicação e não o
conteúdo, que deve manter a fidelidade ao texto original.
TRANSCREVER –
Copiar o que se pede tal como está no texto original. (Abrir e fechar
aspas).
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