terça-feira, 12 de abril de 2016

Guiões de Trabalho


 
 
Como fazer um trabalho de pesquisa
 

 
Modelo BIG 6


ETAPAS

 1. Definição da tarefa

2. Estratégias de pesquisa da informação

3. Localização e acesso

4. Utilização da informação

5. Síntese

6. Avaliação do percurso de investigação

 
1ª etapa – Definição da tarefa

- Definem-se o tema do trabalho e as informações necessárias para o realizar.

- O aluno certifica-se junto do professor de que compreende o que lhe é pedido e elabora uma lista de perguntas que o ajudam na procura da informação.

 Exemplo 1: Se é pedido um trabalho sobre o aparelho respiratório, o aluno precisa de:

a)Definir o que é o aparelho respiratório

b)Referir a morfologia (constituição) do aparelho respiratório

c)Descrever o funcionamento do sistema

d) Fatores que afetam o funcionamento do aparelho respiratório

 Exemplo 2: Se é pedido um trabalho sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, o aluno precisa de saber:

a)Quem foi Sophia de Mello Breyner Andresen, em que época viveu

b)Que obras escreveu, que ideias defendeu

c)Qual o contexto social, histórico, cultural…

d)Traços característicos da sua obra

e)Em que corrente literária se insere

f)...

2.ª etapa - Estratégias de pesquisa da informação

Para concretizares esta etapa deves reflectir sobre:

Onde e como procurar a informação;

Quais os recursos mais acessíveis;

Quais as formas de informação disponíveis;

Qual a fiabilidade da informação (Confiar em páginas de internet? O conteúdo nem sempre é fiável e, por vezes, até pode ser de má qualidade. Bastantes páginas Web não estão actualizadas: há páginas suprimidas, moradas modificadas sem pré aviso; links rapidamente desatualizados.)

         Não te esqueças:

A recolha de informação deve ser feita através de palavras-chave, apontamentos, resumos ou esquemas.

Convém pesquisar do geral para o particular:

a) Obras de informação geral (dicionário, enciclopédia ou manual);

b) Obras mais específicas sobre o tema.

 3.ª etapa - Localização e acesso

Nesta fase inicia-se a pesquisa da informação, utilizando:

Catálogo da Biblioteca;

Recursos da internet;

Enciclopédias;

•Jornais;

•...

O aluno interroga-se sobre o acesso às fontes de informação.

Onde encontrar a informação (biblioteca / professor / livro / internet)

Quem pode ajudá-lo

•Como registar a informação

Como referir as fontes

 4.ª etapa - Utilização da informação

Filtragem da informação: depois de compilar toda a informação, elimina-se a menos relevante. De seguida, é necessário ordenar as ideias e organizar as informações numa sequência lógica.

A finalizar, registam-se com um discurso pessoal as opiniões e as conclusões que conseguimos desenvolver a partir do que lemos.

 5.ª etapa - Síntese

Os textos de outros autores dever-se-ão apresentar entre aspas, referindo-se autoria / fonte de informação.

 É importante:

•Empregar vocabulário conhecido;

• Estruturar os parágrafos;

•Escolher a forma de apresentação do trabalho (tipo de trabalho / público alvo).
 
6.ª etapa - Avaliação do percurso de investigação

Nesta última etapa avaliam-se o processo e o produto da pesquisa.

- A informação final está de acordo com as necessidades identificadas na etapa1?

- O trabalho contém os elementos indispensáveis?

- A tarefa está completa e de acordo com o solicitado?

- Que aprendizagens fiz?

- O resultado é pessoalmente satisfatório?

- Como melhorar futuramente? Em que medida?

  
Super3 – adaptação do Big6 a alunos mais novos


Antes de iniciar a tarefa/pesquisa, os alunos devem pensar:

 PLANEAR - Qual é a minha tarefa? Como será um bom trabalho? De que preciso para fazer este trabalho?

 FAZER - Durante a realização da tarefa, os alunos leem, escrevem, observam, desenham…

REVER - Antes de concluírem a tarefa, os alunos devem parar e pensar se terão mesmo terminado: - Será que fiz o que tinha a fazer? Sinto-me bem com o que fiz? Devo fazer mais alguma coisa antes de entregar?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário