Como fazer um trabalho de pesquisa
Modelo BIG 6
ETAPAS
1. Definição da tarefa
2. Estratégias de pesquisa da informação
3. Localização e acesso
4. Utilização da informação
5. Síntese
6. Avaliação do percurso de investigação
1ª etapa – Definição da tarefa
- Definem-se
o tema do trabalho e as informações necessárias para o realizar.
- O aluno
certifica-se junto do professor de que compreende o que lhe é
pedido e elabora uma lista de perguntas que o ajudam na procura da
informação.
Exemplo 1: Se é pedido um
trabalho sobre o aparelho respiratório, o aluno precisa de:
a)Definir o que é o aparelho
respiratório
b)Referir a morfologia (constituição) do
aparelho respiratório
c)Descrever o funcionamento do sistema
d) Fatores que afetam o funcionamento do
aparelho respiratório
Exemplo 2: Se é pedido um
trabalho sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, o aluno precisa de saber:
a)Quem foi Sophia de Mello Breyner
Andresen, em que época viveu
b)Que obras escreveu, que ideias
defendeu
c)Qual o contexto social, histórico, cultural…
d)Traços característicos da sua obra
e)Em que corrente literária se insere
f)...
2.ª etapa - Estratégias de pesquisa da informação
Para concretizares esta etapa deves
reflectir sobre:
• Onde e como
procurar a informação;
• Quais os
recursos mais acessíveis;
• Quais as
formas de informação disponíveis;
• Qual a fiabilidade da informação (Confiar em páginas de internet? O
conteúdo nem sempre é fiável e, por vezes, até pode ser de má qualidade.
Bastantes páginas Web não estão actualizadas: há páginas suprimidas, moradas
modificadas sem pré aviso; links rapidamente
desatualizados.)
Não te esqueças:
A recolha de informação deve ser feita através de
palavras-chave, apontamentos, resumos ou esquemas.
Convém pesquisar do geral para o particular:
a) Obras de informação geral (dicionário,
enciclopédia ou manual);
b) Obras mais específicas sobre o tema.
3.ª etapa - Localização e acesso
Nesta fase inicia-se a pesquisa da
informação, utilizando:
•
Catálogo da Biblioteca;
•Recursos da internet;
•Enciclopédias;
•Jornais;
•...
O aluno interroga-se sobre o acesso às fontes de informação.
•
Onde encontrar a informação
(biblioteca / professor / livro / internet)
•
Quem pode ajudá-lo
•Como registar a informação
•
Como referir as fontes
4.ª etapa - Utilização da informação
Filtragem da informação: depois
de compilar toda a informação, elimina-se a menos relevante.
De seguida, é necessário ordenar
as ideias e organizar as informações numa sequência lógica.
A finalizar, registam-se com um discurso pessoal as opiniões e as
conclusões que conseguimos desenvolver a partir do que
lemos.
5.ª etapa - Síntese
Os textos de outros autores dever-se-ão
apresentar entre aspas, referindo-se autoria / fonte de informação.
É importante:
•Empregar vocabulário conhecido;
• Estruturar os parágrafos;
•Escolher a forma de apresentação do
trabalho (tipo de trabalho / público alvo).
6.ª etapa - Avaliação do percurso de investigação
Nesta última etapa
avaliam-se o processo e o produto da pesquisa.
- A informação final está
de acordo com as necessidades identificadas na etapa1?
- O
trabalho contém os elementos indispensáveis?
- A tarefa
está completa e de acordo com o solicitado?
- Que
aprendizagens fiz?
- O
resultado é pessoalmente satisfatório?
- Como
melhorar futuramente? Em que medida?
Super3
– adaptação
do Big6 a alunos mais novos
Antes de iniciar a tarefa/pesquisa,
os alunos devem pensar:
PLANEAR - Qual é a minha tarefa? Como será
um bom trabalho? De que preciso
para fazer este trabalho?
FAZER - Durante a realização da tarefa, os alunos leem, escrevem, observam, desenham…
REVER - Antes de concluírem a
tarefa, os alunos devem parar e pensar se terão mesmo
terminado: - Será
que fiz o que tinha a fazer?
Sinto-me bem com o que fiz? Devo fazer mais alguma coisa antes de entregar?
Sem comentários:
Enviar um comentário