terça-feira, 21 de abril de 2020

Conselhos para as aulas à distância


·       Aulas à distância

Sê pontual.
ü Em casa, escolhe um local calmo, para participar na aula.
ü Deves estar sozinho a participar na aula e evita ruídos.( Se possível, utilizar auscultadores)
ü Lembra-te que vais participar numa aula, pelo que deves ter um comportamento adequado.
ü No início da sessão, podes cumprimentar rapidamente os presentes mas de imediato desliga o microfone até o professor solicitar a tua participação
ü  Ter o som de toque do telemóvel desativado.
ü Não utilizar o “chat”, exceto com o Professor e só quando devidamente autorizado.
ü  Assegurar que tem o material necessário para a aula .
ü Cumprir as orientações dos professores .
ü Não te esqueças que é expressamente proibido filmar ou gravar as aulas, usar imagens, som ou vídeos obtidos desta forma, para divulgar em qualquer meio de comunicação e/ou redes sociais.
ü  Links úteis que podes consultar  :


A comunicação no ciberespaço
ü Trata os outros sempre com correção e utiliza as tuas palavras e ações pelos princípios do bem, do justo, da honestidade e da responsabilidade.
ü Faz apenas críticas construtivas, não humilhes nem ofendas os outros.
ü Comunica de forma clara.
ü Respeita a privacidade do outro.
ü Presta atenção à correção linguística e fundamenta o que afirmas.
ü Contribui para tornar o ambiente propício à aprendizagem.
ü Mostra compreensão/tolerância com os erros dos outros.
ü Não promovas a pirataria e não roubes o trabalho de ninguém. Se fizeres citações ou, se utilizares partes de textos, indica a proveniência ou fonte.
ü  Fontes consultadas
Facebook ” A ler+  BE Dr. Mário Sacramento”

·       Correio eletrónico


ü Sê formal, não uses calão nem abreviaturas.
ü Escreve frases completas e faz os teus pedidos educadamente.
ü Sê direto e objetivo. 
- Preenche o campo “Assunto” de forma concisa. Ex. Assunto: dúvida sobre trabalho final;       
   Mensagem: tenho uma dúvida sobre o trabalho final: pode ser feito em grupo?
ü Começa a mensagem com uma fórmula de saudação. Ex. Bom dia, Professor ….;
ü Termina com uma fórmula de despedida. Em baixo escreve o teu nome. Ex.emplo :Atenciosamente/Agradeço a atenção dispensada/Cumprimentos
ü Utiliza a língua portuguesa com correção, com a pontuação adequada, distinguindo maiúsculas de minúsculas. Não te esqueças que, em “linguagem virtual”, escrever um texto todo em maiúsculas transmite a ideia de que se está a gritar.
ü Após o professor ter respondido a uma questão que colocaste, informa, de forma simples e sucinta, que recebeste a resposta. Ex. Agradeço o esclarecimento /Muito obrigada pela resposta.
ü Revê o conteúdo e a forma da mensagem, antes de a enviares. Confirma, caso te tenha sido pedido, se inseriste os anexos.
ü Diferencia os destinatários, de acordo com a tua intenção. 

Para/To—principal ou principais destinatários da tua mensagem.                         
CC—destinatários que pretendes que recebam uma cópia da tua mensagem.

ü Se os anexos forem demasiado grandes, podes usar, por exemplo, o OneDrive, Dropbox.
ü  Fontes consultadas
Facebook ” A ler+  BE Dr. Mário Sacramento”

·       Chat


ü Escreve frases curtas, em português correto.
ü Sê claro, evita termos equívocos.
ü Contribui para o enriquecimento da discussão, não faças comentários desnecessários.
ü  Fontes consultadas
Facebook ” A ler+  BE Dr. Mário Sacramento”

·       Fórum de discussão/Algumas Regras


ü Lê bem os tópicos ou instruções antes de começares.
ü Respeita o tema da discussão. Não faças comentários irrelevantes.
ü Sê claro na expressão das tuas ideias.
ü Verifica se a pergunta que vais colocar já foi respondida ou se o comentário que vais fazer repete outro já apresentado.
ü Segue as participações dos outros intervenientes.
ü Contribui de forma construtiva para a discussão e para o enriquecimento das aprendizagens.
ü  Fontes consultadas
Facebook ” A ler+  BE Dr. Mário Sacramento”

Organiza-te !

ü Define um calendário semanal.
ü Estabelece metas diárias, dando prioridade às tarefas mais urgentes.
ü Faz pequenas pausas, exercício físico e não descures a alimentação nem a hidratação. Também não te esqueças de lavar as mãos com frequência.
ü Organiza os recursos por disciplina e, dentro de cada disciplina, por tarefas.
ü Para não te esqueceres dos trabalhos, podes usar uma grelha semelhante a esta:


      Disciplina
    Trabalho a realizar
      Prazo de entrega
       Entregue
       Observações


   
       Colocar um V quando enviares


















ü Não deixes que as dúvidas se acumulem, revê os materiais e solicita a ajuda do professor.
ü Mantém-te em contacto com os teus colegas. Cria grupos para estudar ou para esclarecer dúvidas em conjunto.
ü Define um local para estudar, mantendo-te ao abrigo de distrações.
ü Nas tarefas, cumpre as indicações fornecidas por cada professor. Está atento a aspetos como: objetivos de cada tarefa, forma como deve ser realizada (por ex. individualmente ou em grupo, num fórum de discussão), recursos necessários, tempo disponível, produto final (formato da apresentação), prazo de envio.
ü  Fontes consultadas
Facebook ” A ler+  BE Dr. Mário Sacramento”


Vocabulário Útil
Comunicação Síncrona - Tipo de comunicação que implica que as pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo. Ex. Chats,  videoconferências.
Comunicação Assíncrona - tipo de comunicação em que professor e alunos não estão conectados ao mesmo tempo. Ex. correio eletrónico (mails),  Google classroom ou Microsoft teams
Fórum de discussão - ferramenta usada para partilha de opiniões, por meio de mensagens publicadas em espaço próprio.
Hangouts - ferramenta de comunicação, desenvolvida pela Google, que permite mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e chamadas telefónicas. Para utilizá-lo basta ter uma conta no Gmail.
Moodle -plataforma de ensino e
aprendizagem à distância.
ü  Fontes consultadas
Facebook ” A ler+  BE Dr. Mário Sacramento”


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