“ Se queres
tornar-te um bom ´resolvedor de problemas`, tens que resolver problemas”.
Polya
As quatro etapas de resolução de
problemas, segundo Polya, são:
v Compreensão do problema;
v Construção de uma estratégia de resolução;
v Execução da estratégia;
v Verificação do resultado
|
1A atividade “Desafio do Mês” destina-se a todos os alunos do 2º ciclo e
tem como objetivo incentivar e desenvolver o raciocínio e espírito crítico;
2Realiza-se mensalmente, de novembro a maio e pode ser partilhada com
colegas e/ou família;
3No início de cada mês será proposto um desafio, afixado na Biblioteca e divulgado
no blogue da Biblioteca http://becrearadas.blogspot.com/.
4A proposta de resolução deverá obedecer às seguintes regras:
·
Participação individual, devidamente identificada com o nome, ano, número
e turma do participante;
·
Estratégia de resolução legível, clara, completa (processo utilizado –
esquemas, tabelas e/ou outros);
·
Ser entregue na Biblioteca e colocada na caixa existente para o efeito,
até ao último dia útil do mês;
5Cada resposta é classificada de acordo com os seguintes critérios de
correção:
6A participação nesta atividade é facultativa, podendo os alunos participar
todos os meses ou não;
7A partir do mês de dezembro, na primeira semana de cada mês, é publicada
no blogue da Biblioteca a resolução do desafio do mês anterior;
8 A partir do mês de dezembro é publicada no blogue da Biblioteca a
pontuação obtida por cada participante, bem como a pontuação final, a qual
corresponde às pontuações obtidas até esse momento;
São vencedores os participantes que apresentarem, no mês de maio, a maior
pontuação final;
1 No final, a todos os participantes que tenham apresentado pelo menos três
respostas, é entregue um certificado. Ao vencedor é ainda atribuído um prémio.
Sem comentários:
Enviar um comentário